Siga-nos

Agronegócio – Tudo sobre investimento em um clique

Anúncio

O Agronegócio no Brasil está cada vez mais inalcançável, sendo reconhecendo uma das potências do nosso país, alcançando o PIB Brasileiro com cerca de 27,4%.

Não é novidade para ninguém o quanto esse setor é importante para a economia brasileira há muitos anos. No Entanto, cultivar em um pedaço de terra com lavoura não é algo tão simples assim.

Isso se deve a diversos fatores, como sol na medida, fertilizantes, chuvas, sorte e é claro dinheiro. Com isso é comum que muitas pessoas se perguntam se investir no agronegócio realmente vale a pena.

Imagem retirada do Google

Por conseguinte, se você deseja saber mais informações sobre investimentos no Agronegócio continue sua leitura no artigo abaixo.

O que é Agronegócio?

Bom, antes de nos aprofundarmos cada vez mais sobre investimentos, é interessante saber mais sobre o que é Agronegócio em si.

Anúncio

O Agronegócio de um modo mais resumido é o conjunto de atividades agrícolas e industriais no caminho do campo ao consumidor final. A palavra se origina do inglês com a palavra “Agribusiness”, tendo o mesmo significado que em nosso país.

Atualmente, o Agronegócio está entre os maiores geradores de emprego no mundo, sendo reconhecida também como uma das atividades mais lucrativas.

Nos últimos 25 anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a área plantada cresceu cerca de 53% e a produção 260% com produtividade de 135%.

Os produtos com maior valor no Agronegócio no Brasil são:

  • Arroz;
  • Complexo soja (grão, óleo e farelo);
  • Feijão;
  • Algodão em pluma;
  • Milho;
  • Laranja;
  • Café;
  • Carne;
  • Açúcar;
  • Papel;
  • Celulose.

O aumento das Commodities (Matéria Prima)

Inicialmente, a palavra “Commodity” significa mercadoria, no entanto, faz alguns anos em que essa mesma palavra passou a ser usada para se referir de mercadoria de produtos de matérias primas.

Os interesses dos investidores começou, principalmente, a partir da disparada dos preços das commodities (Matérias primas). De acordo com o relatório mensal da Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura, o índice de preços de alimentos, permaneceu 22,8% maior em maio de 2022 comparando a maio de 2021.

Anúncio

Isso se deve aos motivos como a Guerra entre a Rússia e Ucrânia, a onda de calor na Índia, seca no sul do Brasil e a alta do preço de fertilizantes e insumos agrícolas.

Assim, esse cenário gerou aos investidores uma oportunidade de mudarem suas carreiras e investirem em um setor crescente e com preços muito atrativos.

Como investir no Agronegócio brasileiro na prática?

Até algum tempo atrás, o investidor pessoa física conseguia investir no agronegócio através da LCAs de bancos ou CRAs .

Atualmente, há outras opções que permitem investir em produtos ligados ao agro com pouco dinheiro, sem que seja necessário você estar presente lá.

Na renda variável, um dos modos mais diretos de investir no agronegócio é através da aquisição de ações da empresa que já atuam nesse ramo, sendo que muitas delas têm inserido no mercado tradicional através da bolsa de valores.

Em 2021, uma nova forma de investir chamou muito a atenção dos compradores: o Fiagro. Seu funcionamento é semelhante aos FIIs, um fundo que investe em cadeias produtivas da agroindústria, com imóveis ligados diretamente ao setor ou a própria atividade.

Recentemente, em maio de 2022, a B3 criou o índice IAGRO B3, o primeiro índice brasileiro com 32 ações de empresas ligadas ao setor.

Atualmente, é possível que o investidor compre ETFs de agro com AGRI11, do Banco do Brasil e ainda o BTRA11 e BTALL11 do BTG Pactual.

Há riscos de investir do Agronegócio?

Como já foi citado, o agro é setor mais essencial da economia no mundo. Grande parte do Agro é apenas alimento. E em uma sociedade como essa, a alimentação é algo de extrema importância.

Todavia, o agro não é apenas isso, ele produz energia, fibras, e todos os setores essenciais. Desde a tropicalização das técnicas de cultivo e agricultura, forma pensadas para países temperados mas foram mais desenvolvidas, o agronegócio vem crescendo cada vez mais e alimentando cerca de 10% da população mundial .

Assim sendo, é um setor de grande risco, principalmente pelo fato de ser uma indústria a céu aberto, mas os produtores aprenderam muito bem a lidar com esse risco.

Dessa forma, com muita pesquisa e estudo sobre os melhores métodos e estratégias você pode alcançar o sucesso em um investimento no agronegócio.

Tendências